sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Família

Fim de férias, e eu venho postar aqui um agradecimento a minha irmã por ter passado alguns dias aqui conosco!
Ela ama São Paulo  e sempre que pode, vem conhecer um pedacinho dessa linda cidade!
Nessas férias conhecemos Holambra, que é uma cidadezinha muito encantadora!
Estou sentindo muitas saudades da companhia dela aqui na minha cozinha, me ajudando a cozinhar e relembrando momentos da nossa infância.
Como é bom estar com a família e amigos em volta da mesa, conversando e saboreando uma comidinha feita com carinho!
Bons momentos que serão guardados para sempre  nos nossos corações!
Beijos mana e volte logo para explorarmos mais um pedacinho dessa maravilhosa cidade!

Torta de bacalhau





Adoro cozinhar, mas confesso que às vezes fico sem saber  o que fazer para o almoço, pois abuso facilmente das minhas próprias comidas. 
Então hoje fiz algo diferente, uma torta de bacalhau que ficou maravilhosa!
E quando tudo que faço, que recebo a aprovação da minha família, divido com meus amigos aqui do blog, vou passar a receitinha pra você!

Para esta receita utilizei: 800g de bacalhau desfiado e dessalgado, 1 cebola, 1 alho, 1/2 litro de leite, 1 colher de margarina, 1 colher de farinha de trigo, 10 batatas, 1 tomate, azeitonas e sal a gosto.

Primeiro descasque as batatas, corte em rodelase cozinhe até ficarem macias. Reserve.
O segundo passo dessa receita é preparar o molho branco, que você pode fazer enquanto as batatas cozinham. 
O meu molho branco fiz assim: dourei 1/2 da cebola pedida na receita com uma colher de margarina, acrescentei a farinha, dei uma dourada nela e fui acrescentando e mexendo rapidamente para não empelotar, o leite.  Mexa até engrossar e acerte o sal. Reserve.
Por último refoguei o bacalhau com um fio de óleo, a outra metade da cebola e um dente de alho (se desejar, coloque uma pitada de colorau para dar uma cor ao prato).

Agora é só montar  o prato: numa travessa untada com um fio de azeite, disponha alguma batatas(metade delas) em rodelas, tempere com um pouco de azeite e sal. Disponha o bacalhau, depois o tomate em rodelas, despeje o molho branco e com as batatas restantes, faça um purê ( amasse as batatas, acrescente 1 colher de margarina e uma pitada de sal) e cubra a travessa. Leve para gratinar em forno pré aquecido até dourar. Sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo de chocolate


Hoje estou fazendo 32 anos e pra comemorar fiz esse bolo de chocolate com recheios de coco e de leite condensado. Como boa Nordestina, adoro receitas que levam coco. E bolo de chocolate com coco, pra mim é um casamento perfeito!
A receita de bolo de chocolate já postei aqui várias vezes e agora vou postar só a receita dos recheios.

Para o recheio de coco eu utilizei 1/2 coco seco ralado, 1 lata de leite condensado e 1 colher de margarina.
É só levar todos os ingredientes ao fogo e mexer até começar a desgrudar do fundo da panela.

Para o recheio de leite condensado eu utilizei: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 1 colher de maizena e 1 colher de margarina. Mistura tudo e leva ao fogo até engrossar.

Na cobertura eu fiz um brigadeiro mole, utilizei uma barra de chocolate e decorei com as raspas e morangos a gosto.

Empadão de frango

Hoje fiz esse empadão de frango e vou compartilhar com vocês pois ficou maravilhoso!

Já fazia algum tempo que eu estava querendo fazer esta receita, pois amoooo empadas, principalmente àquelas com massa "podre" bem quebradiça.
Para a massa você vai precisar: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de margarina qualy, 1 pitada de sal, 1 ovo, 1/2 xícara de água e 1 gema para pincelar.

Numa tigela, misture todos os ingredientes, exceto a àgua. Adicione a água aos poucos até soltar das mãos. Deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos.

Enquanto isso, vá preparando o recheio.

Para o recheio eu utilizei 1 peito de frango assado e desfiado, 1 cebola picadinha, 1 dente de alho amassado, 1/2 xícara de molho de tomate, 1 lata de milho verde, 1 lata de ervilha, 1 pacote de azeitonas fatiadas, 2 colheres de farinha de trigo dissolvidas em uma xícara de leite e 1/2 caixinha de creme de leite.

Primeiro coloque em uma panela 2 colheres de margarina e refogue a cebola, adicione o alho e mexa sem deixar dourar. Adicione o frango e o molho de tomate, continue mexendo. Adicione o milho, a ervilha, a azeitona e quando tudo tiver bem misturadinho, acrescente o leite com a farinha de trigo( se quiser pode peneirar para evitar que passe pedaços não dissolvidos de farinha). Adicione o creme de leite e cozinhe por mais dois minutos. Deixe esfriar antes de colocar na massa do empadão.

Quando o recheio estiver bem frio, retire a massa que está descansando na geladeira e abra 2/3 da massa entre duas folhas de papel filme. Forre uma forma de 25cm. Recheie e cubra com a massa restante aberta do mesmo modo. Pincele com uma gema e salpique queijo ralado a gosto. Leve para assar por 40 minutos ou até dourar em cima. Desenforme depois de frio.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Baião de dois


Um dos pratos típicos do Nordeste, principalmente do Ceará, o baião de dois é uma refeição completa pois leva feijão de corda ou feijão verde, arroz, queijo coalho, carne de sol e verduras a gosto.
Além de ser muito saboroso, ele é prático, pois pode ser feito com sobras de feijão e arroz que você tiver em casa e só acrescentar os temperos e uma boa manteiga de garrafa para dar aquele toque final.

Para esta receita simples você deve separar os seguintes ingredientes: 1/2 quilo de feijão de corda ou feijão verde, 1 xícara de arroz, 1 cebola bem picadinha, 1 alho, 1/2 pimentão picadinho, 1 tomate, queijo coalho cortado em cubos e coentro e cebolinha picados a gosto, 200g de carne de sol assada e desfiada, manteiga de garrafa a gosto.
Primeiro comece cozinhando o feijão, sem adicionar tempero algum. Quando ele estiver cozido, acrescente 1 xícara de arroz e vá adicionando água até o arroz ficar cozido( mas não adicione muita água para que o seu baião não vire uma sopa, conforme for secando a água vá adicionando um pouco mais de água e mexendo para que o arroz não fique grudado no fundo da panela). Acrescente os legumes cortadinhos e temperos a gosto( sal, pimenta do reino, caldo para feijoada...). Quando o arroz estiver cozido acrescente a carne de sol frita e desfiada, o queijo coalho em cubinhos e o coentro. Desligue o fogo e sirva acompanhado de manteiga de garrafa ou nata.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Bolo dos reis


Todos aqui em casa amam bolo e na nossa ceia de Reveillon não poderia faltar...então resolvi fazer este que é a cara das festas de fim de ano por levar em sua receita muitas frutas secas e ficar lindo sobre a mesa.
Vale a pena anotar a receita!

1 xícara de margarina
1 xícara de açúcar mascavo
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento
1 xícara de frutas cristalizadas ou frutas secas de sua preferência
1 xícara de uvas passas sem semente

Primeiro pré aqueça o forno e unte uma forma de buraco no meio. Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente bata a margarina com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione as gemas e bata bem. Adicione o leite condensado sem parar de bater. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Adicione as frutas secas (um bom segredinho para que elas fiquem em todas as partes do bolo é passar nelas farinha de trigo) e misture. Acrescente as claras  em neve e misture delicadamente. Leve para assar por uns 40 minutos.

Para o glacê você irá precisar: 2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de leite quente, 2 colheres de suco de limão. Misture tudo com uma colher e se ficar muito grosso é só adicionar um pouquinho mais de leite.

Decore a gosto!

Aceita um petisco?


Uma boa sugestão para servir como entrada e que não dá trabalho algum, é colocar à disposição dos convidados um prato com diversos tipos de queijos, frios, castanhas e azeitonas. 

Antes de um almoço ou jantar ou até mesmo pra ser servido como "prato único" em uma boa conversa com amigos, cai super bem acompanhado de um vinho.

Para esperar a ceia de Revéillon, eu coloquei a disposição dos meus convidados ( até minha irmã veio de Natal para passar as festas de fim de ano aqui comigo - pense numa felicidade!), esta petisqueira com azeitonas, pistache, ovinhos de amendoim, queijo do reino, queijo brie, damascos recheados de queijo brie e muçarela com pimenta.

Feliz 2012!!!!



Desejo a todos um 2012 de muita paz, saúde, alegria, amor, fé e prosperidade! E que o espírito natalino permaneça em nossos corações todos os dias desse novo ano.
Que saibamos levar a paz e palavras de luz e amor aonde quer que estejamos!

Giulianna Lima

Seguidores