quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mini bolos ecupcakes natalinos



Estou apaixonada por esses lindos mini-bolos e cupcakes feitos pela cake designer Roseli Minutti...chegam a dar pena de comê-los de tão bonitos!!!

Nunca tinha feito cursos de mini bolos e adorei a técnica de fazê-los,  é muito simples: eles são assados em mini forminhas, cobertos com pasta americana e decorados com glacê real e pasta de flores. Não precisam ser recheados, pois daria um grande trabalho...ela sugeriu fazer brownie, que fica maravilhoso!!!

Uma outra boa sugestão dividida em aula foi de cobrir os bolinhos duas vezes com pasta americana bem fininha. Você mela um pouquinho o bolo com um doce de leite, abre a pasta bem fininha, cobre o bolo, molha levemente a pasta que está em cima do bolo com um pouquinho de água (para aderir a outra pasta) e cobre com outra pasta...depois é só ajeitar os detalhes e ele estará perfeito!!!!

Pois bem meus doces amigos, aqui deixo meus votos de sucesso a todos e pra quem   estiver começando, aconselho a fazer muitos cursos com diversos professores e pegar dicas de todos e elaborar um modo de trabalhar só seu...beijos e sucesso a todos!!!!
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Curso: bolo de casamento

Ontem participei de mais um curso na Chocolândia, que mais uma vez me surpreendeu com numerosas dicas, que venho dividir aqui com meus amigos confeiteiros.

* Uma das dicas que achei bem legal, foi a cake designer Andresa Pereira, ter nos orientado a fazer lagos em pasta americana utilizando glucose tingido ou gelatina de ágar-ágar e não gel para papel arroz que é mais úmido;

* Nunca colocar muito corante para tingir a pasta americana, pois ela acabará amolecendo e você acabará adicionando mais açúcar, o melhor é comprar pronta;

* Para tingir o glacê real de preto, utiliza uma cor base escura, tingi com preto e deixa descansar pelo menos uma hora;

* Sovar sempre a pasta americana até que ela comece a grudar nas suas mãos, isso significa que ela já está boa para começar a ser trabalhada;

* Utilizar qualquer creme que não tenha pedaços para passar no bolo para grudar a pasta americana e nunca esquecer de passar pouco e não encher o bolo de creme (brigadeiro, doce de leite...);

* Se desejar dar um acabamento melhor ao bolo, abra a pasta bem fininha e cubra duas vezes o bolo com pasta fina, pois a primeira irá cobrir as imperfeições;

* Cobrir bolo quadrado é mais fácil do que o redondo, pois é só começar a fixar o bolo pelas quinas e depois é que você vai grudando os meios;

*Quanto maior você abrir a pasta, melhor ficará o bolo, pois ficará com menos defeitos. Você vai levantando a pasta como se estivesse forrando uma cama. Só lembre-se de ter cuidado para não rasgar a pasta;

* Calcular uma média de três folhas para cada flor, nos arranjos em que você for fazer para o bolo.


Bom gente, essas são algumas dicas preciosas que é bom sabê-las pois na hora do trabalho são muito úteis!!!
Boa sorte a todos e que Deus abençoe sempre essas mãozinhas açucaradas!!!!!

sábado, 27 de outubro de 2012

Fricassê de frango

 
Hoje fiz essa deliciosa receita compartilhada pela minha amiga Marcinha, que através de vários elogios no seu facebook, não resisti e pedi logo a receita.
Ela está sempre recebendo amigos em casa e preparando delícias para recebê-los...a casa dela parece casa de vó sabe? daquelas que agente não vê a hora de voltar pra comer alguma gostosura, mas além de tudo se sente no céu, pois é sempre bem recebido!!!! E além do mais, não tem como não se encantar com seus lindos filhos e um labrador fofo...haja desculpas para visitá-la!!!!
Até me ofereci em passar na casa dela para tomar um cafezinho com bolo, quando estiver em Natal...pense numa pessoa metida!!!!

Pois vamos deixar a fofoca de lado e vamos para a receita que é muito boa!!!!

Ingredientes: 1 xícara de leite, 1 copo de requeijão, 1 lata de milho verde lavado e escorrido, 1 caixa de creme de leite.

Bata todos esses ingredientes no liquidificador e despeje num refratário de vidro.

Esta é a base para o fricassê, que você pode adicionar a carne de sua preferência: frango, camarão...
Eu fiz de frango e cozinhei 1 peito de frango com cebola, alho, pimentão, tempero completo, colorau, 2 caldos de galinha...você pode cozinhar a gosto e depois desfiar.

Coloque o frango desfiado sobre o creme que está no refratário, adicione azeitonas picadas, muçarela a gosto e batata palha.
Leve ao forno pré aquecido por uns dez minutos ou até derreter o queijo e dourar.

Este prato fica ótimo com um arroz branco e batata palha.


Obrigada Marcinha pela receita e me espere que estou chegando!!!!bjosss

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Já estava com saudades de comer um bolo, e hoje fui a feira e comprei lindas cenouras para fazê-lo. Sempre quando faço bolo de cenoura, gosto de comprar cenouras bem novinhas e as mais laranjas,pois acredito que as que estão na geladeira, não dão o melhor resultado ao bolo.

Pois bem,vamos a receita: separe 3 cenouras, 4 ovos, 1/2 xícara de óleo,2 xícarras de açúcar, 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó.

No liquidificador, bata os ovos, com o óleo e o açúcar. Adicione as rodelas das cenouras aos poucos e sem parar de bater. Transfira para uma tigela e peneire a farinha de trigo e o fermento e misture até ficar homogêneo.
Despeje esta massa numa forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido por 35 minutos aproximadamente..

Ao retirar do forno, fure o bolo com palito e despeje a calda ainda quente paraque penetre no bolo.

Calda: 1 xícara de leite, 2 colheres de açúcar,5 colheres de chocolate em pó, 1 colher de manteiga.

Misture tudo e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até engrossar.

sábado, 20 de outubro de 2012

Cupcakes de chocolate rosa



Fiz estes cupcakes para uma superfã do meu trabalho: Giovanna. Ela adora cupcakes e não deixa de comemorar seus aniversários com essas mini-delícias.
Esses eu fiz especialmente para ela dividir com seus amigos da Escola e comemorar seus 11 aninhos. Felicidades te desejo Gi e que Deus abençoe sempre a sua vida!!!

Deixei meu recado e agora divido com vocês mais uma nova receita, a cobertura de chocolate branco, que fiz uma ganache e tingi com corante para chocolate.
A receita do bolinho já deixei aqui várias vezes, então vamos a cobertura!!!

Para cobrir em média de 12 cupcakes eu utilizei: 500g de chocolate branco de boa qualidade, 1 caixinha de creme de leite Nestlé e gotas de corante para chocolate rosa.

Primeiro derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas. Eu fiz assim: no microondas deixei 1 minuto, mexi e deixei mais 30 segundos e mais 30 segundos.
Adicionei o creme de leite e mexi até que incorporasse. Adicionei 6 gotas de corante. Deixei descansando por umas 3 horas, depois utilizei o bico 887 da mago (bico estrela).

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bolo palhaço

Hoje assisti a mais uma aula da Wilton, com a professora Elisabete Poblet. Esta aula foi muito boa, ela  nos ensinou uma técnica de fazer um rosto que pode ser de um animal, de um palhaço ou de qualquer um personagem infantil, utilizando dois bolos. 

Dicas novas para compartilhar hoje não tenho, mas deixo aqui a foto desse lindo bolo para inspirar minhas amigas confeiteiras.

Ah! o que achei interessante foi a receita do bolo dado em aula, que é o Bolo Básico Celebrate, é um bolo amanteigado (receita igual a minha) muito utilizado na região Nordeste. Em todos os cursos que fiz aqui, todos os bolos eram pão de ló. O legal também foi que a professora ensinou que pão de ló não era utilizado em bolos com pasta americana e sim bolos mais pesados.

Eis a receita do Bolo Básico Celebrate:

300g de margarina
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
1 colher de aroma de sua preferência
1 colher de fermento em pó
4 ovos
1 xícara de leite
(Se for de chocolate acrescentar 1 xíc de chocolate em pó)

Modo de preparo: bata a margarina e o açúcar, batendo em velocidade baixa. Acrescente os ovos e o aroma. Desligue a batedeira e acrescente, alternadamente, a farinha e o leite, misturando delicadamente. Por último acrescente o fermento. Leve para assar em duas formas de 25 cm de diâmetro, em forno com temperatura média.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais um curso de bolos...

 
Este foi mais um curso de bolos que fiz, cheio de dicas legais que venho dividir aqui com vocês. A aula foi com a cake designer (lindo né?será que eu chego?rsrs) Andresa Pereira, que respondeu a todas as perguntas em aula e passou muito da sua prática para nós. Vamos anotá-las?

* Quando você for cobrir o bolo com pasta americana, lembre-se que quanto maior abrir a pasta melhor será para cobrir o bolo, pois quanto mais sobras tiver a pasta, menos pregas terá e melhor sairá o acabamento;

* Para prensar o bolo, utilizar o tempo médio de 6 a 8 horas para que ele fique bem prensado;

* O peso do bolo é o mesmo peso que devemos colocar em cima dele para ser prensado;

* Uma boa maneira de molhar o bolo é com leite e uma caixinha de flan de baunilha,pois o flan tem conservantes e não terá problemas em azedar o bolo;

* Se for fazer bolo de andar, lembrar de utilizar um alicerce para aguentar o peso dos bolos acima;

* Se utilizar palitinhos de churrasco, cada palito aguenta até 200g. Cano de PVC, aguenta 1,200 Kg;

* Pode molhar bolos com pasta americana,só vale lembrar de não molhar muito e deixar um dedo da borda e a camada de cima sem molhar;

* Doce de leite é o melhor para grudar a pasta no bolo;

* Para transportar um bolo de andares e não se preocupar em ele sair do lugar, utilizar uma vareta de algodão doce e estacar todos os bolos.


Bom gente essas foram as dicas que mais me chamaram a atenção em aula e divido aqui com vocês. Desejo a todos sucesso e muita sorte na vida!!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Confeitaria para iniciantes

Domingo assiti uma excelente aula na Chocolândia, com a cake designer Silvana Xavier...e aos poucos estou sentindo o quanto é importante sempre nos reciclarmos, fazendo cursos com diferentes profissionais e retirando de cada um deles o que será melhor para o nosso trabalho. Assim vamos achando uma identidade na confeitaria, pois por mais que passamos nossos conhecimentos para as pessoas, nunca nenhum trabalho sai igual.
Estas foram as minhas primeiras rosas com glacê real e com bico pétala que fiz! Amei esta aula prática com exercícios guiados...sempre havia assistido professores dando um show, mas dessa vez todos os alunos deram um show de persistência e criatividade!
Sempre que faço cursos, divido aqui com vocês algumas dicas que aprendo em aula, mas dessa vez, vou dividir as grandes palavras de incentivo para quem está começando no ramo de confeitaria:

* Nunca fale que está começando agora;
*Sempre cobre o preço certo, tanto para amigos quanto para familiares;
*Sempre valorize o seu trabalho pois por mais que o seu trabalho seja em casa,é um trabalho como qualquer outro;
*Multiplique todos os seus gastos por três e esse será o valor cobrado.
*Separe e divida os ganhos assim: uma parte para comprar ingredientes,outra pra investir na sua cozinha ou em cursos, e a outra éo seu lucro;
*Cobre o valor médio das pessoas que trabalham nesse ramo da sua região, nunca menos demais pois quando você for aumentar o preço ninguém vai querer pagar;
*Lembre-se: faz festa quem pode, festa não é urgência nem precisão;
*Sempre tenha em casa ingredientes para fazer bolo, para aquelas encomendas de última hora;
*Sempre esteja com a cozinha e a aparência impecáveis;


Bom gente, com essas dicas desejo a todos muito sucesso e que Deus abençoe sempre as mãozinhas de vocês!!!

Tapioca

Pra matar as saudades do meu Nordeste, nada como fazer as comidinhas da minha Terra...e hoje comprei uma goma muito boa na feira e um coco seco e fui toooda feliz para a cozinha fazer essas deliciosas tapiocas para a minha família.
Como nunca tinha postado aqui pra vocês a receita de tapioca, venho aqui dividir essa receita prática e muito gostosa.
Você pode fazê-la salgada, doce, molhada ou recheada...fica a seu gosto!

A massa básica é a seguinte: 1/2 quilo de goma fresca pra tapioca, 1 pitadinha de sal.
Peneire numa bacia esses dois ingredientes e reserve.
Se desejar,tapioca de coco, é só raspar 1 coco seco a gosto e adicionar a mistura acima.

Esquente uma frigideira bem grossa( de preferência de ferro) ou antiaderente. Com a medida de 3/4 de xícara espalhe na frigideira e vá amassando com uma colher para dar liga. Vira rapidamente de lado e cuidado para não queimar!

Você pode rechear as tapiocas com queijo, manteiga do sertão, carne de sol desfiada, queijo e presunto...goiabada, leite condensado com coco...uma infinidade de recheios caem super bem com tapioca.
Se desejar também, disponha todas as tapiocas numa travessa e depois de frias, molhe elas com leite de coco!!!!

Seguidores