domingo, 24 de junho de 2012

Baião de dois

Prato típico do Ceará, o baião de dois é um prato feito com feijão de corda ou feijão verde, misturado com arroz, queijo coalho, carne de sol e cheiro verde picadinho. Tem como esse prato ficar ruim? impossível, pois é uma mistura só de ingredientes bons. Já vi variações desse prato com nata, carne de charque, linguiça e alguns legumes picadinhos a gosto, mas vai da vontade de cada um.

Aproveitando ainda dos ingredientes que os meus pais me trouxeram lá de Natal, fiz hoje para o almoço um baião de dois com carne de sol para matar a saudade dos sabores do Nordeste.

Se você deseja fazer esse prato, saiba que é muito prático e delicioso, não precisa esperar para comer num restaurante de comidas Nordestinas ou ir para o Ceará para prová-lo.

Os ingredientes (para 3 a 4 pessoas) que você vai precisar são: 1 1/2 xícara de feijão de corda, 3/4 xícara de arroz, 1/2 cebola, 1/2 pimentão, 1 dente de alho, cheiro verde, sal e pimenta a gosto, queijo coalho cortadinho.

Primeiro cozinhe o feijão de corda, depois adicione um pouco mais de água e o arroz e deixe cozinhar. Depois de cozidos, adicione os temperos cortadinhos e se desejar pode adicionar pedaços de carne de sol frita ou servir a parte. Na hora de servir pode regar o baião de dois com um pouco de manteiga do sertão, que fica maravilhoso. 

Este prato combina muito bem com um vinagrete, porção de macaxeira e paçoca de carne de sol.

2 comentários:

Sabor no Prato disse...

Nunca experimentei, mas parece ótimo.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Bolos recheados: 11 29256717 disse...

Pode fazer Fabiana que fica delicioso!!!!

Seguidores