sábado, 11 de setembro de 2010

Bolo de banana

Fazia dias que estava com uma vontade de comer um bolo de banana. Mas não era qualquer bolo não, era um que a minha mãe fazia e tinha um sabor todo especial. Adorava quando sentia o cheiro dele no forno, a casa ficava toda perfumada do cheiro de canela e de banana. E o sabor então, era muito especial!
Venho aqui dividir com vocês essa receita de família, da tradicional torta de banana. Lápis e papel :
 Para a farofa:

1 1/2 xícara de amido de milho
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de fermento
2 xícaras de açúcar
1 xícara de margarina gelada
Recheio: 5 bananas prata ou nanica, maçãs, uva passas(frutas a gosto).
Cobertura:1 xícara de leite
3 ovos

Com esses ingredientes voce fará uma farofa, bem solta. Vai misturar todos os ingredientes com a ponta dos dedos até que todos os ingredientes se agreguem.
Passo 2: Unte uma forma retangular ou redonda medindo aproximadamente 30 cm( nessa foto eu utilizei uma forma de 25 cm e não ficou como o da minha mãe, pois a forma é pequena para a receita e o bolo ficou muito alto, e mudou a textura e aumentou o tempo de cozimento-quase 1 hora). Coloque metade da farofa na forma, de forma que ela não fique unida, sem agregar. Corte quatro a cinco bananas em rodelas e despeje em cima da farofa. Se quiser pode utilizar maçãs, uva passas que fica uma delícia. Depois coloque o restante da farofa cobrindo as frutas. Para finalizar, você irá precisar bater 3 ovos e misturar com uma xícara de leite e despejar por cima da farofa.Não se preocupe que todo esse líquido irá se misturar a todo o bolo.
Para que o bolo fique gostoso, ele tera que ter a espessura  de mais ou menos 3 cm. Ah! depois de assado acrescente canela e açúcar peneirados a gosto. Espero ter explicado bem! Bom apetite a todos!

Nenhum comentário:

Seguidores