sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Torta caramelada de abacaxi com coco


Adoro bolos e poder experimentar sabores diferentes é uma delícia. Tem uns que são os meus prediletos: cenoura, moça e chocolate. 

Hoje fiz uma variação do tradicional bolo de abacaxi que já vi de diversas formas: com kiwi, morango, banana, maçã, pêssego... você pode utilizar as frutas que desejar, que o visual e o sabor com certeza ficarão surpreendentes.

Dessa vez eu não troquei a fruta, mas sim adicionei coco queimado a massa do bolo que deu um casamento perfeito: coco com abacaxi.
Para fazê-lo, primeiro é bom caramelizar uma forma de 28 cm com uma xícara de açúcar e 1/4 de xícara de água. Misture tudo e leve ao fogo sem mexer até ficar uma calda dourada clara. Espere esfriar e coloque frutas fatiadas em cima e na lateral da forma.

Para o bolo: bata 1 xícara de margarina com 2 xícaras de açúcar até ficar um creme claro. Adicione 4 ovos e bata muito bem (o segredo para um bom bolo é bater muito bem a margarina com o açúcar e os ovos e não bater muito a farinha de trigo. Outro segredo é deixar todos os ingredientes em temperatuira ambiente e peneirar o açúcar, a farinha e o fermento). Depois acrescente 3 xícaras de farinha de trigo, 1/2 pacote de coco seco ralado e 1 xícara de leite. Misture e adicione 1 colher de fermento em pó. Misture tudo até ficar homogêneo. Leve essa massa para a forma caramelada e com as frutas de sua preferência e asse em forno médio pré aquecido por 30 a 40 minutos. Desenforme depois de frio.

Um comentário:

Vanini Lima disse...

Huummm! Que delícia. Senti o sabor. Adoro torta de abacaxi.

Seguidores