domingo, 8 de janeiro de 2012

Baião de dois


Um dos pratos típicos do Nordeste, principalmente do Ceará, o baião de dois é uma refeição completa pois leva feijão de corda ou feijão verde, arroz, queijo coalho, carne de sol e verduras a gosto.
Além de ser muito saboroso, ele é prático, pois pode ser feito com sobras de feijão e arroz que você tiver em casa e só acrescentar os temperos e uma boa manteiga de garrafa para dar aquele toque final.

Para esta receita simples você deve separar os seguintes ingredientes: 1/2 quilo de feijão de corda ou feijão verde, 1 xícara de arroz, 1 cebola bem picadinha, 1 alho, 1/2 pimentão picadinho, 1 tomate, queijo coalho cortado em cubos e coentro e cebolinha picados a gosto, 200g de carne de sol assada e desfiada, manteiga de garrafa a gosto.
Primeiro comece cozinhando o feijão, sem adicionar tempero algum. Quando ele estiver cozido, acrescente 1 xícara de arroz e vá adicionando água até o arroz ficar cozido( mas não adicione muita água para que o seu baião não vire uma sopa, conforme for secando a água vá adicionando um pouco mais de água e mexendo para que o arroz não fique grudado no fundo da panela). Acrescente os legumes cortadinhos e temperos a gosto( sal, pimenta do reino, caldo para feijoada...). Quando o arroz estiver cozido acrescente a carne de sol frita e desfiada, o queijo coalho em cubinhos e o coentro. Desligue o fogo e sirva acompanhado de manteiga de garrafa ou nata.

Nenhum comentário:

Seguidores