sábado, 23 de junho de 2012

Aceita um acarajé???

Vi nesta semana no programa Nestlé com você a receita de acarajé, e vendo o passo a passo achei super prático!
Já estava com uma vontade enorme de fazer acarajé, pois meus pais me trouxeram feijão branco e camarão lá de Natal, então por que não fazer?

O primeiro passo é colocar o feijão branco da noite para o dia de molho (eu utilizei 500g) para que ele amoleça e solte bem a pele.  Durante a tarde, assistindo Tv fui tirando a pelezinha dos feijões, um a um. ( meu pai me passou a dica de passar os feijões no liquidificador antes de deixar de molho pois a pele sairá sozinha na água). Você pode até não tirar a pele dos feijões, mas seu bolinho ficará um pouco escuro.

Depois de retirado a pele dos feijões, passe-os num processador (comigo não deu certo passar no liquidificador) com 1 cebola, 1 alho e 1/2 colher de tempero completo até ficar bem homogêneo.

Bata essa massa com uma colher de pau ou na pá da batedeira, para que ela fique bem aerada. Reserve. (quanto mais bater melhor).

Para acompanhar os bolinhos do acarajé eu fiz um vatapá e um vinagrete com tomate, pimentão e cebola.

Vatapá:
Bata 2 pães francês no liquidificador com 1 copo de leite e reserve. Refogue com uma colher de azeite de dendê 1 cebola picadinha, 1 dente de alho amassado, 1 pimentão, 1 tomate picadinhos, acrescente o camarão seco ou fresco e deixe refogar bem. Acrescente a mistura do liquidificador e misture até levantar fervura. Desligue e acrescente cheiro verde a gosto. Acerte o sal.

Depois de bem batida a massa dos bolinhos, esquente 200ml de dendê misturado com 200ml de óleo de soja, quando estiver bem quente vá fazendo um bolinho com uma colher de pau ou medida que você desejar e frite-os até que fiquem bem dourados. Coloque-os em papel absorvente e depois sirva-os acompanhados de camarão refogado, vatapá e vinagrete.

Bom apetite!!!!

2 comentários:

Vanini Lima disse...

Tá com cara de que estava uma delícia.
Depois vou tentar fazer!!!

Andreia Bittencourt disse...

Ju, descobri o problema do seu acarajé!! Não é feijão branco, é feijão FRADINHO que usa!! Deve ser por isso que não pegou o ponto. ;)

Seguidores