segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curau de milho ou Canjica


  Hoje quero compartilhar com vocês essa receita muito deliciosa e nutritiva. Conhecida no Nordeste como canjica, não pode faltar em nenhuma festa Junina. Eu adorava quando meu pai chegava com uma sacada de milho e fazia pamonha, canjica, milho cozido. Era uma festa só!
 Hoje, morando aqui em São Paulo, lugar onde se encontra de tudo, sempre quando vou à feira compro umas espigas para fazer uma canjica ou somente comê-los cozido.
 Esta receita é muito fácil, para prepará-la você vai precisar de: 6 espigas de milho(quanto mais amarelinho ou mais maduro, melhor), 1 litro de leite (você pode fazer com meio litro de leite de coco e meio litro de leite de vaca), 1 colher de manteiga, 1 xícara de açúcar, especiarias a gosto( cravo, canela em pau, erva doce).
 Primeiro comece cortando o milho bem rente ao sabugo. Bata no liquidificador aos poucos com o leite, colocando uma medida do milho com uma medida do leite. Peneire na panela em que será feito a canjica.    Depois de todo milho batido com o leite e peneirado, acrescente a manteiga, o açúcar e as especiarias da sua preferência(se quiser pode não colocar). Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar e ficar com uma consistência de mingau. Passe para uma tigela e polvilhe canela em pó. Sirva morna (quando está frio adoro comer canjica bem quentinha) ou gelada.
 Em festas típicas Juninas é comum servir a canjica em copinhos descartáveis, que fica uma graça!


 

Nenhum comentário:

Seguidores