terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cuscuz Paulista



Como uma boa nordestina, amo comidas que tenham milho ou coco, que são a base de muitas comidas: canjica, pamonha, bolo de milho, cocada, tapioca, cuscuz...e por falar em cuscuz, a tempos que vinha querendo fazer esse diferente cuscuz muito conhecido aqui na região Sudeste, o cuscuz paulista. Já vi sendo servido como entrada, fatiado na mesa ou em mini porções, feito em forminhas de empada.
É uma receita muito prática de fazer e o resultado fica delicioso e muito bonito!

Ingredientes: 3 colheres de óleo(ou azeite), 1 cebola picada, 1 dente de alho, 1 tomate picadinho, 1/2 pimentão picado, 1 lata de milho com ervilha, 1/2 xícara de azeitonas, 2 latas de sardinha, cheiro verde a gosto, 1 lata de molho de tomate, 1 xícara de água fervente, 2 xícaras de flocos de milho, 1 xícara de farinha de mandioca.

Primeiro unte uma forma de buraco no meio com azeite( ou a forma da sua preferência), decore com ovos cozidos fatiados, pimentões coloridos, tomate...(a decoração fica a seu gosto e quanto mais colorido mais bonito fica).
Numa panela coloque o óleo, refogue a cebola, o alho, vá adicionando os pimentões, tomates, milho, ervilha, azeitona, as sardinhas, o molho de tomate, a água fervente e sem parar de mexer vá adicionando a farinha de milho e a de mandioca, mexa até desgrudar do fundo da panela( 5 minutos), acrescente o cheiro verde e acerte o sal. Coloque na forma untada e decorada, com cuidado pra não desmanchar a decoração, aperte com a colher e desenforme sobre um prato. Não precisa esperar esfriar para desenformar. Pode ser consumido quente ou frio. Ótimo apetite!!!!

Nenhum comentário:

Seguidores