sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bacalhau ao molho branco

Adoro bacalhau de todo jeito: frito, cozido, assado... e tudo que leva bacalhau, acho que fica sofisticado e delicioso!
Do tradicional bolinho de bacalhau ao empadão, em todos os pratos ele consegue, com seu sabor bem característico, surpreender a todos.

Hoje fiz para o almoço um bacalhau no forno com molho branco. Que é uma receita muito prática e saborosa!

Para fazer esta receita, você vai precisar de: meio quilo de bacalhau desfiado e dessalgado (que é mais prático!), 4 batatas cozidas e fatiadas, 2 tomates em rodelas, 1 cebola fatiada, 1 pimentão picadinho, azeitonas, sal e azeite a gosto.

Para o molho branco: 1/2 cebola bem picadinha, 1 colher de margarina, 2 colheres de farinha de trigo, 1/2 litro de leite, sal, pimenta do reino e queijo ralado a gosto.

Primeiro doure a cebola na manteiga, acresceste a farinha e doure, vá adicionando o leite e mexendo até engrossar.. Se caso o seu molho empelotar, é só passar numa peneira ou bater no liquidificador.

Coloque em um refratário um pouco de azeite, disponha as batatas, os tomates, pimentões e cebolas, tempere com um pouco de azeite e sal, coloque o bacalhau ( antes de colocar no refratário eu dei uma fervida no bacalhau com um pouco de água e colorau e um caldo de legumes por 5 minutinhos), as azeitonas e o molho branco. Leve ao forno por 20 minutos e mais dez minutos na função gratinar.

Um comentário:

Seguidores