domingo, 22 de maio de 2011

Chocolate quente


Olhando para os chocolates que "sobraram" da Páscoa, resolvi fazer um chocolate quente. Não há quem resista a essa bebida, principalmente em dias frios que ultimamente tem feito. Minha filha adorou!
Todos os anos o armário fica repleto de chocolate, dos inúmeros ovos que minha filha ganha e só dá atenção aos brinquedos que vem neles. Vou aproveitar e deixar aqui algumas sugestões pra se fazer com essas sobras deliciosas que temos que aproveitar logo antes que peguem cheiro ou gosto pois chocolate é um alimento super delicado.
Eu sempre aproveito os chocolates em: calda de chocolate para cobrir um bolo, que é só raspar o chocolate , acrescentar um pouco de leite e levar ao fogo até derreter. Essa calda fica uma delícia em sorvetes.
* Pode aproveitar e fazar raspas e utilizar em brigadeiros, no lugar do granulado é só colocar as raspas. Fica um charme!
* Pode utilizar também os pedaços de chocolate na massa de pão, de bolo, biscoitos, pavê, pizza...

Agora vou deixar aqui a receita do chocolate quente: 200g de chocolate e 1 xícara de leite. Raspe o chocolate, coloque o leite e leve ao fogo sem parar de mexer até engrossar. Se preferir adicione açúcar e canela a gosto. E beba em seguida. Bom apetite!

Um comentário:

Tata disse...

Oi! Vou colocar uma observação lá no post pq uma vizinha também teve uma dúvida.
Uma dica que aprendi: sempre, em qualquer massa que use fermento biológico, deixe para colocar o líquido, água ou leite, sempre morninho e por último, depois de ter colocado todos os ingredientes, assim a massa não corre o risco de ficar pesada e de levar mais farinha do que a receita pede. Eu sempre vou acrescentando os ingredientes, um a um e mexendo com uma colher, depois, vou colocando o líquido e mexendo com a mão, até a massa não grudar mais. E, quanto mais vc "sovar", trabalhar a massa com as mãos, mais ela crescerá e ficará fofinha. Depois deixe crescer até dobrar de volume. Eu geralmente preparo uma massa pela manhã e só asso a tarde. Sem pressa!! Será que te ajudei ou compliquei mais? Bjs e pode pedir socorro! Tomara que tenha dado certo!!!!!!

Seguidores