terça-feira, 24 de maio de 2011

Cuca alemã


Oi gente! hoje fiz uma cuca que me lembra muito a minha infância. Na minha rua morou um pessoal da igreja Luterana que são Gaúchos e sempre faziam deliciosas comidas e eu sempre ficava perto olhando e provando! A cuca me traz ótimas lembranças desse tempo em que eu tinha a companhia de pessoas muito agradáveis que estão no meu coração até hoje. Mas essa receita que fiz é de uma amiga blogueira Taís (Tati coisas e tal...), que no seu blog está cheio de deliciosas receitas e eu como sou frustrada por não me entender muito bem com pães, estou pedindo ajuda a ela e gentil como sempre, acabou de me passar ótimas dicas. Só que eu fiz essa cuca hoje a tarde e achei que ficou um pouco pesada, mas vou tentar outra vez agora que sei as dicas para se conseguir uma boa cuca. A receita é muito fácil e prática, só basta ter paciência.

Para esta cuca eu utilizei: 5 xícaras de farinha de trigo, 10 colheres de açúcar, 1 pitada de sal, 1/2 xícara de margarina, 2 ovos, 1 xícara de leite morno, 1 sachê de 10g de fermento biológico seco.

Misture todos os ingredientes e por último e aos poucos o leite morno(vá colocando se a massa pedir). Sove a massa e deixe descansar por uns 30 minutos em local escuro e tampado com um paninho de prato( coloquei dentro do forno).

Para a farofa: 1 xícara de farinha, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de margarina e 2 colheres de canela em pó. Misture tudo grosseiramente com as pontas dos dedos até formar uma farofa que vai por cima da cuca.

Depois de crescida a massa, abra com um rolo em uma superfície enfarinhada e passe doce de leite, chocolate ou doce de sua preferência. Enrole como um bolo de rolo e deixe descansar mais uns 30 minutos na forma untada e enfarinhada que você for assar. Coloque a farofa e se você desejar pode colocar maçãs fatiadas, banana, coco, uva...antes de colocar a farofa que fica super delicioso!

Bem gente eis a cuca feita por mim, sei que preciso de mais treino e sugestões pra que ela fique mais fofinha e espero aqui dicas para me superar na próxima vez. Beijos!!!!!!

2 comentários:

Tata disse...

Oi!! Desculpa por não ter passado as dicas antes no blog, me senti meio culpada... mas, tua cuca saiu bem bonitinha, pela foto não pareceu a massa ter ficado pesada.
Oh, nas minhas medições, faz muito tempo, nem sei se é certo, que 1 kg de farinha corresponde a 8 xícaras (vou até lá medir para ver se corresponde mesmo!), como vc colocou 5 xícaras, será que não foi pouca farinha para os ingredientes? Eu uso 1 kg de farinha, rende 3 cucas, que asso-as individualmente em forma para bolo ingles ou as 3 juntas numa assadeira média.
Desculpa, mais uma vez! Bjs

http://tataecoisasetal.blogspot.com

Bolos recheados: 11 29256717 disse...

Vou tentar mais uma vez! realmente não sei fazer pão e o meu ficou pesado e só cheirava e tinha o gosto do fermento. Obrigada pela atenção de sempre!bjoss

Seguidores